Base de Conhecimento

Certificado Expirado  Imprimir este Artigo

O que fazer quando meu certificado expira?

Todos os tipos de certificado possuem um período de validade, e depois de emitido este período não pode ser alterado de modo algum.

Quando o seu certificado expirar você deve fazer a renovação do mesmo, na verdade este é apenas o nome (erroneamente) dado ao processo já que será necessário efetuar a compra de um novo certificado e efetuar uma nova instalação.

Uma dica que pode ser útil a você é comprar o certificado pelo maior período possível, porque se você não souber instalá-lo no servidor será necessário contratar alguém para fazer isso cada vez que o certificado expirar.

Outra dica muito importante é anotar a data que o certificado vai expirar em sua agenda, assim você pode adiantar um novo certificado antes mesmo do seu expirar e não sofre com mensagens de site não confiável, o que certamente lhe causará uma grande dor de cabeça.

 

Qual é o prazo de validade dos certificados?

Até março de 2015 os certificados poderiam ser emitidos com períodos maiores de até 5 anos, porém a legislação mudou e agora é desta forma:

Todos os Certificados SSL podem ser emitidos por um prazo de até 2 anos, seja para validação de domínio (DV), validação de organização (OV) ou validação estendida (EV).

 

Se eu comprar um certificado de validação inferior consigo fazer um upgrade?

Infelizmente não é possível fazer um upgrade de validação nos certificados.

Se você comprou um certificado para validação de domínio e quer mudar para uma validação de organização não será possível, o único modo de fazer isso é comprando um novo certificado.

 

O mesmo certificado funciona em servidores diferentes?

Os Certificados SSL são multiplataforma e funcionam sim em servidores diferentes, você consegue facilmente utilizar um certificado coringa (Wildcard) em diversos servidores com diferentes plataformas.

Caso você queira utilizar o certificado em servidores diferentes o único procedimento que você precisa fazer é codificar o certificado para aquele determinado servidor web, assim ele será compatível com outros tipos de aplicações e sites.

 

Quem é responsável pela renovação do Certificado no seu vencimento?

O certificado é de responsabilidade do consumidor, então o mesmo deve tomar as devidas providências para que o ambiente continue seguro.

Novamente aconselho você a colocar um compromisso na agenda uns 30 dias antes de expirar o certificado para não esquecer e passar por maus bocados.

Lembre-se que você precisa reinstalar o certificado em todos os servidores, muitas vezes este procedimento poderá demorar horas e até dias para ser concluído.

Esta resposta lhe foi útil?

Artigos Relacionados

O que é Certificado SSL (Secure Socket Layer)
O que é Certificado SSL O Certificado SSL ou Secure Socket Layer é uma tecnologia criada para...
Tipos De Certificados SSL
Quais os tipos de Certificados SSL que existem? Certificados para validação de domínio Este...
Certificado comum (Single Domain), coringa (WildCard) ou multidomínio (Multi Domain)?
Quando usar um certificado comum (Single Domain), coringa (WildCard) ou multidomínio (Multi...
Possíveis Falhas de Instalação do Certificado SSL
O cadeado não está verde, o que eu faço?   O que pode acontecer com o seu site nesse caso é...