Base de Conhecimento

Tipos De Certificados SSL  Imprimir este Artigo

Quais os tipos de Certificados SSL que existem?

Certificados para validação de domínio

Este tipo de certificado é o mais simples e também o que tem o processo de emissão mais rápido, levando em média 30 minutos para ativá-lo.

O processo de validação do domínio é feito por e-mail, verificando se a pessoa que solicitou o certificado possui acesso administrativo as contas de e-mail do seu domínio.

Este tipo de certificado também pode ser validado através de um arquivo de texto inserido no seu website, a certificadora vai acessá-lo e validar as suas informações, caso estejam corretas o certificado será validado.

Por ser o certificado com o menor nível de validação de dados é também o mais barato, é o tipo mais vendido, a cada 10 certificados vendidos cerca de 9 são os com validação de domínio (essa informação é baseada nas vendas da SECNET e não do mercado global).

Com este tipo de certificado você recebe um selo estático para inserir no seu site, mostrando aos seus visitantes que você usa um Certificado SSL e que estão seguros.

 

Certificados para validação organizacional

Os certificados com validação para organização já são mais completos e precisam de maiores informações para finalizar o processo de emissão.

Será necessário confirmar dados como telefone, endereço, CNPJ e nome fantasia da sua empresa, assim você demonstra um nível maior de garantia aos visitantes do seu website, comprovando que sua organização realmente existe.

Nesse caso a emissão demora cerca de 2 dias, levando em consideração que você receberá uma ligação da própria certificadora para confirmar seus dados (call-back).

Com este tipo de certificado você receberá um selo dinâmico para inserir no seu site, mostrando todos os dados confirmados sobre a sua organização ao passar o mouse em cima ou clicar, estas informações serão buscadas da própria certificadora em tempo real.

 

Certificados para validação estendida

A validação estendida é o que há de melhor no mercado de certificados digitais e é como um símbolo de status da segurança digital.

Estes certificados possuem o maior grau de validação, com a necessidade de enviar documentos físicos da sua organização, além dos dados solicitados no tipo de validação de organização.

Sua emissão leva em média 5 dias considerando o tempo de entrega dos documentos e a ligação de confirmação da própria certificadora (call-back).

Apesar de ser o certificado mais caro do mercado, é o único responsável por deixar a barra de endereços do seu navegador totalmente verde (Green Bar), nesse caso não é apenas um cadeado e sim um barra verde que contém o nome fantasia da sua organização.

As organizações financeiras são as principais empresas que adquirem esse tipo de certificado, já que o dinheiro é um assunto delicado e as pessoas precisam se sentir mais à vontade em trocar informações sensíveis pelo site.

Isso não quer dizer que não possa ser adquirido por qualquer outro negócio, várias lojas virtuais já estão usando o certificado de validação estendida.

Esta resposta lhe foi útil?

Artigos Relacionados

O que é Certificado SSL (Secure Socket Layer)
O que é Certificado SSL O Certificado SSL ou Secure Socket Layer é uma tecnologia criada para...
Certificado comum (Single Domain), coringa (WildCard) ou multidomínio (Multi Domain)?
Quando usar um certificado comum (Single Domain), coringa (WildCard) ou multidomínio (Multi...
Certificado Expirado
O que fazer quando meu certificado expira? Todos os tipos de certificado possuem um período de...
Possíveis Falhas de Instalação do Certificado SSL
O cadeado não está verde, o que eu faço?   O que pode acontecer com o seu site nesse caso é...