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Auto Backup - Painel CL9  Imprimir este Artigo

Auto Backup - Painel CL9

As predefinições de backup automático são uma maneira simples de configurar um cronograma de backup automático quando os servidores virtuais são criados. Uma vez configurados, eles podem ser aplicados automaticamente a um VS quando a caixa Automatic Backups Required for verificada durante a criação do VS.
Uma série de períodos de tempo de backup predefinidos estão disponíveis (backups diários, semanais, mensais e anuais) que são configurados adicionalmente, especificando com que frequência cada backup é feito. Assim, por exemplo, você pode configurar backups automáticos a cada 2 dias, a cada 1 mês, ou mesmo a cada 12 meses (o mesmo a cada 1 ano). Cada tipo de backup pode ser ativado ou desativado.



O botão "VERDE" do Auto-BAckups indica que o Backup Automático em seu servidor, está HABILITADO.
É muito importante o uso deste recurso, pois caso seu servidor venha a sobre alguma pane junto ao Sistema Operacional e ou venha a perder arquivos por qualquer razão, os mesmos poderão ser recuperados mediante este recurso, pois seu conteúdo estará salvo em BACKUP.
O AutoBackup utiliza o espaço de armazenamento de seu servidor, para guardar tais arquivos e por este motivo é interessante definir muito bem as regras de Backup, para que este não ocupe espaço desnecessário em seu disco de armazenamento.

Ativando o Serviço de Auto Backup

1 - Ativação:

 

A imagem acima, exibe o "Auto Backup" quando este recurso "não está ativo". Nota-se que diferente da imagem anterior, o botão Auto Backups está na cor "CINZA", então deve-se clicar sobre o mesmo para torná-lo ATIVO e assim iniciar o processo de configuração do Auto Backup.

2 - Iniciando a Configuração:

Ao habilitar o Auto Backups, será exibida a mensagem ilustrada abaixo, confirmando o início do processo. Neste step, basta clicar em "here". 



3 - Criar ou apenas Ativar o disco de Armazenamento:

A área destacada na imagem abaixo, contém as opções de se salvar o Backup em uma unidade lógica já criada e ou criar uma unidade nova, para armazenar tais arquivos.
O local de armazenamento do Backup Automático, deve conter espaço suficiente para armazenar o arquivo SnapShot de seu servidor, gerado pelo Auto Backup.



4 - Escolha da Unidade de Armazenamento: 

O Painel CL9 pedirá confirmação de ativação do recurso. Bastanto neste step, clicar apenas em "OK" para se seguir com o processo.



5 - Confirmação de Ativação da Unidade Lógica:

Será exibida então, a confirmação de "Ativação" do "Backup Automático" e pode-se notar que a unidade lógica escolhida para armazenamento do Backup, está com o botão "Auto-Backup" em "VERDE".



6 - Configurando o Scheduler de Backup:

No próximo step, iremos definir as configurações do scheduler de backup ou "Job de Backup".
Deve-se clicar no ícone de "catraca" no canto direito da linha da unidade lógica, ativada para armazenamento. No menu que será exibido, deve-se escolher a opção "Schedule for Backup";



7 - Agendamento dos JOBS:

Neste step, deve-se informar todas as configuração do JOB DE BACKUP que se deseja.
Portanto, deve-se preencher os campos solicitados, de acordo com suas necessidades e em seguida clicar em "SAVE".



8 - Conclusão:

Após se excutar todos os processo informados anteriormente, será exibida a tela informando que o processo foi concluído, conforme exibido na imagem abaixo.





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