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Manual WebMail - Zimbra  Imprimir este Artigo

Manual de Utilização do Zimbra WEBMAIL
 
1. Acesso ao Zimbra Webmail 
O Webmail está disponível no seguinte endereço: http://webmail.seudominio.com.br
Ao acessar o endereço, o usuário será enviado para a página de entrada do Zimbra Webmail, semelhante a tela exibida na Figura 1:



Informar portanto os dados para login, seuemail@seudominio.com.br e sua respectiva senha.
 
2. Tela principal
Após realizar a sua entrada no Zimbra Webmail, o usuário será levado para a tela exibida.
Figura 2 – Tela principal do Zimbra Webmail.



1.            Barra de Navegação: Na Barra de Navegação, é possível alternar entre os diversos contextos que o Zimbra disponibiliza. Além do Webmail, também é possível usar a área de Contatos, Agenda, Tarefas e Preferências. 
2.            Menu de Pastas: Localiza-se à esquerda, nesse menu é possível acessar as pastas que servem para organizar os e-mails recebidos pelo usuário. As principais pastas são: Entrada, Enviadas, Rascunho, Spam, Lixeira.
3.            Calendário: No calendário, além de uma ferramenta que pode servir de referência no cotidiano, ela também permite o agendamento de compromissos diários, enviando alertas para o usuário.
4.            Área de visualização de mensagem de e-mail: Nesse local o usuário pode visualizar o conteúdo do e-mail e seus detalhes.
5.            Opções do e-mail: Nesse menu estão opções relacionadas ao e-mail. Alguns botões como Responder, Encaminhar e Apagar estão nessa barra.
6.            Lista de mensagens de e-mail: Aqui estão listados as mensagens de e-mail correspondentes a pasta que está selecionada no “Menu de Pastas”. Por padrão, ao entrar no Zimbra Webmail, o usuário visualizará a pasta de Entrada.
 
2.1 Enviando um e-mail
 
O Zimbra Webmail possui uma interface simples e de fácil utilização, a Figura 3 mostra em mais detalhes a barra de opções do e-mail.
Figura 3 – Barra de opções do e-mail, destaque para o botão de “Nova mensagem”.



Na barra de opções do e-mail, encontram-se os botões com as principais funções no processo de gerenciamento dos seus e-mails.
Para enviar um novo e-mail basta clicar no botão “Nova mensagem”, em destaque na Figura 3 acima, e uma página será aberta para que o usuário possa digitar as informações da mensagem. Na Figura 4 é possível visualizar uma amostra de como é a página de criação de e-mail.
Figura 4 – Página de Envio de mensagem.



No campo “Para:” deve ser inserido o endereço do usuário para o qual se deseja enviar a mensagem. No campo “Cc:” o usuário pode inserir o endereço de outros usuários para que eles recebam uma cópia da mensagem que está enviando, esse campo não é obrigatório. No campo “Assunto” deve-se inserir uma palavra ou frase que descreva de forma direta o conteúdo do e-mail.
A tela de criação de e-mail possui uma área de edição de texto, ela conta com uma barra de ferramentas bem semelhante às que são encontradas nos programas de edição de texto do computador como o Microsoft Office e o OpenOffice, porém limitada a poucos recursos. Na Figura 5 é possível visualizar a barra em questão.
Figura 5 – Barra de formatação.



Caso seja do interesse do usuário, é possível anexar arquivos à sua mensagem, basta clicar no botão “Anexar” e o menu de anexar arquivos será exibido como na Figura abaixo.
Figura 6 – Menu para anexar arquivos.



•             Meu computador: Uma janela do explorer será aberta, ela permite que o usuário navegue entre as pastas do seu computador para encontrar o arquivo que deseja anexar. 
•             Anexar inline: Permite inserir uma imagem no corpo da mensagem redigida. Dessa forma a imagem será exibida na mensagem e não como um arquivo em anexo.
•             Contatos: Será anexado um arquivo com detalhes de um contato sua lista de contados. Informações como o Nome, endereço de e-mail, telefone e etc.
•             E-mail: Dá a possibilidade de enviar uma e-mail, que está em uma de suas pastas, como anexo da mensagem.
 
2.2 Visualizando e respondendo o e-mail
 
Os e-mails ficam listados na área central da tela, local destacado em vermelho na Figura 7. Para visualizar o e-mail, basta clicar sobre ele e seu conteúdo será exibido na área destacada em verde, ao loado direito da lista de e-mails. 
Figura 7 – No centro, destacada em vermelho, está a lista de e-mails. Do lado direto, destacada em verde, está a área de visualização do conteúdo do e-mail. Do lado esquerdo, destacado em azul, está o menu de pastas.



Os e-mails listados fazem parte do conteúdo da pasta de e-mail que está selecionada no momento, como já dito anteriormente, a pasta padrão ao iniciar o Zimbra Webmail é a pasta “Entrada”. No exemplo da Figura 7, logo acima, é possível perceber isso na área azul em destaque.
Figura 8 – Pasta Backup e da pasta INBOX.



Caso tenha interesse em responder um e-mail, basta que, durante a visualização do e-mail, o usuário clique no botão de “Responder” ou “Responder a todos” do menu de opções do e-mail, exemplificado na Figura 9.
Figura 9 – Barra de opções do e-mail, destaque para os botões de “Responder” e “Responder a todos”



Ao clicar em um dos botões de resposta, será exibida uma tela semelhante a que é exibida durante o processo de envio de uma nova mensagem, a diferença básica é que os campos de “Para:” e de “Assunto:” são autopreenchidos com as informações do e-mail original. No processo de resposta de e-mail, também é possível utilizar o recurso de “Anexar”. Após concluir sua resposta, clique no botão de envio.
Caso tenha interesse em mais opções para o processo de gerência do e-mail, basta clicar com o botão direito do mouse sobre a mensagem que está na lista de e-mails, isso fará com que um menu de opções seja exibido, como mostra a Figura 10. Está função também funciona para a lista de pastas do e-mail.
Figura 10 – Menu de opções do botão direito do mouse.



2.3 Gerenciando suas mensagens
 
É possível manter seus e-mails organizados através do uso de pastas. As pastas podem ser personalizadas, é possível escolher o nome e a cor para cada uma delas. Para criar uma pasta, basta clicar no ícone da engrenagem no canto direito, ao lado das palavras “Pasta de e-mail”, em destaque na Figura 11.
Figura 11 – Ícone da engrenagem, Opções da coluna de Pastas.



Figura 12 – Propriedades da nova Pasta.



Na janela da Figura 12 o usuário poderá nomear a pasta e selecionar uma cor para diferenciá-la das outras, caso seja de sua vontade.
Para mover mensagens de e-mail para uma outra pasta, clique com o botão direito do mouse sobre a mensagem que deseja move e em seguida selecione a opção do menu “Mover”, como no exemplo da Figura 13.
Figura 13 – Menu de opções de mensagem, opção “Mover” destacada



2.3.1 Filtro Anti-spam
 
O novo servidor de e-mail da Universidade Federal da Paraíba, possui um sistema de segurança que trata e analisa algumas características das mensagens recebidas de modo a detectar quais devem ser classificadas como SPAM e quais não se qualificam nessa classificação. Mensagens com conteúdo suspeito são movidas para a pasta de Spam. Esse sistema de filtragem utiliza heurísticas de aprendizagem para detectar possíveis mensagens indesejadas, dessa forma é possível que os usuários “ensinem” o sistema a respeito do que é SPAM ou não.
Caso uma de suas mensagens seja movida por engano para a pasta de Spam, você pode removê-la, para tanto, entre na pasta Spam e selecione a mensagem. Em seguida clique no botão “Não Spam”. O botão de “Não Spam” pode ser acessado de duas forma, na barra de opções do e-mail e ao clicar sobre a mensagem com o botão direito do mouse. As Figura 15 e 16 ilustram esse procedimento.
Figura 14 – Botão de “Não spam” em destaque.



Figura 15 – Botão de “Marcar como não spam” em destaque.



Caso esteja na pasta de “Entrada”, ou em qualquer outra pasta, que não seja a pasta de “Spam”, os botões de “Não spam” e “Marcar como não spam” serão substituídos por “Spam” e “Marcar como spam”. Caso um e-mail indesejado seja recebido, o usuário poderá movê-lo para a pasta de “Spam” clicando em um dos dois botões. Abaixo, na Figura 16 é possível ver exemplos dos botões.
Figura 16 – Botões “Marcar como spam” e “Spam.



2.3.2 Período de retenção das mensagens
 
Objetivando-se um uso racional do espaço em disco no servidor, as mensagens armazenadas nas pastas Spam e Lixeira possuem um período de retenção após o qual as mesmas são automaticamente excluídas do servidor. Cada mensagem enviada para a pasta Spam permanece nesse diretório por um período de 15 dias. Já as mensagens enviadas para a Lixeira são apagadas automaticamente após um prazo de 30 dias.

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