Base de Conhecimento

Servidor de Aplicações – Criação  Imprimir este Artigo

CL9 Servidor de Aplicações – Criação
 
Um Servidor de Aplicações (em inglês Applications Server), é um servidor que disponibiliza um ambiente para a instalação e execução de certas aplicações, centralizando e dispensando a instalação nos computadores clientes. Os servidores de aplicação também são conhecidos por middleware.
O objetivo do servidor de aplicações é disponibilizar uma plataforma que separe do desenvolvedor de software algumas das complexidades de um sistema computacional. No desenvolvimento de aplicações comerciais, por exemplo, o foco dos desenvolvedores deve ser a resolução de problemas relacionados ao negócio da empresa, e não de questões de infraestrutura da aplicação. O servidor de aplicações responde a algumas questões comuns a todas as aplicações, como segurança, garantia de disponibilidadebalanceamento de carga e tratamento de exceções.
 
Abaixo, seguem instruções passo à passo, para a criação de um Servidor de Aplicações junto ao Painel CL9 “ https://painel.cl9.com.br ”.
 
No Painel CL9, menu esquerdo, clicar em ”Servidor Aplicações” e em seguida em “Criar Servidor de Aplicativos”.



Na aba “Propriedades”, informaremos o “Nome e Domínio” de nosso Servidor de Aplicativos, clicando em seguida em “Próximo”



Em “Recursos”, definiremos as propriedades dos recursos de nosso novo Servidor, como, memória, espaço em disco e etc. 

Após tais dados serem aplicados, clicar em “próximo” para seguir o processo.



Já em “Confirmation”, confirmar os dados do novo servidor e em seguida clicar em “Criar Servidor de Aplicativos”.




No próximo “step”, se iniciará o processo de criação do novo Servidor de Aplicativos. 

Nesta etapa do processo, podemos observar que o novo servidor apresenta o status de “Building”, ou seja, está sob criação.




Usando a barra de rolagem, na parte inferior da página, podemos observar os logs de criação do novo servidor e o andamento de cada processo.

Estes Activity Logs, exibem o andamento de cada processo, informando quais foram executados, quais estão em execução e quais estão aguardando a execução.

 


Após a execução de todos os processos, os mesmos serão exibidos conforme imagem abaixo e o “Status” do Servidor de Aplicativos será exibido como “ON”.




Os próximos passos, estão relacionados a instalação dos aplicativos desejados, no novo Servidor de Aplicativos.

No menu superior, deve-se clicar em “Aplicações” e na lista apresentada, escolher o tipo de aplicação que será instalado no novo servidor.



Clica-se em “ + ” para adicionar a nova aplicação.




Uma vez na área de “Seleção de Aplicativo”, deve-se escolher o tipo de categoria do aplicativo deseja e em Aplicação, selecionar o aplicativo a ser instalado.

Em “Visão Geral”, pode-se observar detalhes sobre o aplicativo desejado, bem como, visualizar as características do aplicativo e até um “ScreenShot” do mesmo. 



Após a seleção do aplicativo desejado, clicar e “Prosseguir” ao final da página.

Na etapa seguinte, será exibida a página de “Configurações do Aplicativo”, para que sejam definidos os detalhes pertinentes a instalação do aplicativo, bem como nome da base de dados, usuário Administrador, senha, Idioma, etc.




Assim que todos os dados forem definidos, deve-se clicar no botão “Install”, iniciando-se assim o processo de instalação da aplicação.

Ao final do processo de instalação da aplicação escolhida, a tela abaixo será exibida, confirmando que o processo de Instalação da Aplicação, foi devidamente concluído.





O campo “Software URL”, no caso da aplicação escolhida para teste, apresenta a URL do blog, para que seja, então testado. Conforme imagem abaixo.




Utilizando-se a URL de Administração, localizada no campo “ADMIN URL”, temos acesso a tela de login de nossa interface ADM do “WordPress”, que no nosso caso, foi a aplicação instalada.




Após efetuado o Login, temos então, o acesso administrativo de nossa Aplicação, estando esta liberada para utilização.




Com isto, concluímos todo o processo de criação e instalação de nosso novo Servidor de Aplicativos CL9.

Esta resposta lhe foi útil?

Artigos Relacionados

Criar um novo servidor
Criar um novo servidorServidores Virtuais são criados a partir de Templates existentes. *...
Remover um servidor virtual
Remover um servidor virtualDesligue o servidor virtual antes de removê-lo, basta clicar em...
Gerenciando um Servidor - Opção Tools
Gerenciando um Servidor - Opção Tools A Interface de Gerenciamento de Servidores junto ao Painel...
Instalação ou Reinstalação de Servidor Virtual
Instalação ou Reinstalação de Servidor VirtualCaso não tenha selecionado a opção de Build Virtual...
Configurar Uma Network Interface
Configurar Uma Network Interface Na computação, uma interface de rede é uma interface de sistema...