Knowledgebase

Backup CL9 – Visão Geral  Print this Article

O Backup CL9 (Idera Server Backup) é o seu serviço WEB de Backup de servidores físicos ou virtuais, locais ou não e é acessado através da URL: http://backupcl9.com.br , por meio de seu login e senha de acesso.



Após login, será exibida a página inicial do Backup CL9, área “Dashboard”, onde é possível visualizar alguns detalhes como o número de servidor, polices, processos failed e a esquerda, o menu interativo contendo os itens Dashbord, Volumes, Servers, Groups, Disk Safes, Policy, Recovery Point, Task History e Reporting. Os quais abordaremos adiante.



VOLUMES:

Volume, é o espaço em disco contratado, para armazenar seus arquivos de Backup.

Nesta área é possível visualizar sua quota, caminho físico de seu voluma no servidor, quota de aviso, espaço utilizado pelo backup e nos ícones a direita, executar atividades como: Editar, Remover e Deletar o volume em questão.



SERVERS:

Nesta área pode-se visualizar o servidor incluído nas rotinas de backup, seu IP e demais informações relativas ao servidor, bem como, utilizar os ícones à direita no menu superior, para executar atividades como Desabilitar, Editar ou Deletar um servidor.

É exibido também, junto as informações na parte inferior da tela, a versão de seu backup client e a porta de comunicação do Backup Server com o backup cliente instalado em seu servidor.

Caso seu servidor esteja em sua rede local, a porta de comunicação do backup server com o backup cliente, deve ser liberada em seu Firewall.



Groups:

 

Esta área exibe as informações do “GRUPO” ao qual seu servidor e usuário do Backup CL9 estão atrelados. Exibindo assim o número de usuários e servidores pertencentes a este grupo em específico.




DISK SAFES:

 

Nesta área pode-se visualizar informações relacionadas os Arquivos de Backup que serão usados para restore, caso necessário.

No menu superior à direita é possível executar atividades como Editar, Compactar ou Excluir seu Disk Safe. Há também, abas de informação na parte inferior da tela, para consultas.



POLICY:

 

Este item é um dos mais importantes em sua Interface Web de Backup.

O Item Policy contém todas as REGRAS de suas Rotina de Backup, politicas de retenção, ação de execução de tasks, servidores, grupos, identificação de instâncias de bancos de dados e etc.

Todas estas políticas devem ser definidas corretamente para que o backup de seu servidor e dados, ocorra de forma precisa ocasionando assim a pronta disponibilidade dos mesmos, caso seja necessário o restore deste dados no futuro.

O menu superior, assim como nas áreas anteriores, possui ícones de funções à direita, os quais permitem total gerenciamento da “POLICY” em questão e seus atributos de execução.
Um cuidado especial deve ser aplicado junto ao ícone de “Edição”, pois é nesta área que serão definidas todas as regras executadas pelo Servidor de Backup.



RECOVERY POINTS:

 

Recovery Points são os arquivos de Backup executados pela Policy de acordo com as regras antes definidas e rotinas de execução.

Todos estes recovery points podem ser gerenciados, deletados ou não, menos o recovery point de base, pois todos os recovery points estão atrelados a ele.

Caso alterações físicas ocorram em seu servidor ou alterações na Policy sejam efetuadas, deve-se gerar um novo recovery point de base e pós 24 hrs, deletar o recovery point anterior e arquivos de backup, caso necessário, para que seu disco de backup não seja consumido de forma indevida.

Clicando em cada um dos recovery ponts existentes, pode-se visualizar na parte inferior da tela, detalhes sobre os mesmos.

 

TASK HISTORY:

 

Nesta área é possível visualizar o histórico de todas as atividades executadas junto ao Backup CL9, como por exemplo os logs de execução de Tasks, envio de notificações, Summary e etc.

Clicando em cada um dos itens, será exibido um detalhamento do mesmo na área inferior da tela, podendo-se navegar entre as abas disponíveis, para ter acessa a maiores informações.



REPORTING:

 

A área de Reporting é a interface onde se configura o formato, envio e e-mails para recebimento dos reports enviados pelo Backup Server.

Por meio deste recursos o usuário poderá receber em seu e-mail, todos os relatórios gerados pelo Backup Server, relacionado as tasks executadas e backups definidos nas Policys.

Utilizando-se o menu de edição, navegando pelos itens disponíveis, é possível detalhar cada parâmetro de acordo com a necessidade desejada.

A interface é bem intuitiva e de fácil utilização. Esta configuração se faz por meio dos ícones disponíveis no menu superior localizado a direita da tela.

Abaixo ao centro, são exibidos alguns detalhes referentes as regras de report criado.



Was this answer helpful?

Related Articles

INSTALAÇÃO DO CLIENT BACULA EM SERVIDORES WINDOWS
INSTALAÇÃO DO CLIENT BACULA EM SERVIDORES COM SISTEMA OPERACIONAL WINDOWS   Para instalar o...
INSTALAÇÃO DO CLIENT BACULA EM SERVIDORES LINUX
INSTALAÇÃO DO CLIENT BACULA EM SERVIDORES COM SISTEMA OPERACIONAL LINUX   Efetuar o download e...
Auto Backup - Painel CL9
Auto Backup - Painel CL9 As predefinições de backup automático são uma maneira simples de...
Auto Backup - Painel CL9 (RESTORE)
Auto Backup Painel CL9 - RESTORE Neste artigo, descreveremos o procedimento de RESTORE, por meio...
Backup CL9 (RESTORE)
Restaurar dos pontos de arquivamento   Siga as instruções abaixo para restaurar o (s) arquivo...